sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Inversão Térmica

Nas camadas inferiores da troposfera, o ar resfria-se de baixo para cima, ou seja, quanto maior altitude, menor a temperatura. À medida que a superfície da terra é aquecida pela energia solar, o ar também é aquecido, torna-se mais leve e sobe. Quando existem poluentes no ar próximo à superfície, eles são dispersados com o ar mais quente.
No entanto, eventualmente, como no caso da passagem de ma frente fria, pode acontecer um rápido resfriamento da superfície e, consequentemente, das camadas de ar mais baixas. Nessa situação, teremos uma camada de ar resfriada repentinamente abaixo de outra mais quente. É a inversão térmica: o ar mais frio e pesado da camada inferior acaba impedindo a dispersão dos poluentes, que passam a se encontrar próximo a superfície, podendo causar intoxicações na população. 
Santiago do Chile, por exemplo, é uma das cidades que ocorre a inversão térmica, localiza-se entre a Cordilheira dos Andes e diversas serras, o que dificulta a circulação do ar e, consequentemente, a dispersão dos poluentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário